Estou a ler Ébano, febre africana. Um livro que fala sobre África na década de 60, no início dos processos de independência e onde o autor não deixa de referir vezes sem conta o racismo que existia do branco, "o ser superior", em relação ao preto, o "ser inferior".
Este modo de pensar e agir superior faz-te confusão, não deixas de engolir a seco por mais passado que seja.
Mas o que pensar quando o racismo está aqui tão presente e cada vez se nota mais o seu aumento?
A crise e o desemprego vieram servir de justificação para a exaltação de uma nova onda de racismo um pouco por toda a Europa, apoiada pela extrema direita que desperta quase que a cada virar de esquina.
É algo quase que assustador ver a proliferação destes sentimentos e grupos.
Aqui ficam excertos da situação em Itália:
"Natal Branco" organizado por um autarca da Liga Norte, partido anti-imigrantes e membro da coligação de Direita no poder. A operação visava recensear os estrangeiros de Coccaglio (3000 habitantes) e denunciar os clandestinos à autarquia."
"A Liga Norte propôs igualmente reservar carruagens de comboios ou apoios sociais aos italianos."
"Nos estádios de futebol, depois de gritos de macaco dirigidos aos jogadores negros, os apoiantes da Juventus chamaram "preto de merda" ao atacante do Inter de Milão Mário Balotelli, italiano de origem ganesa. Há também dezenas de ofertas de casa com carácter xenófobo que são todos os dias publicadas na imprensa: "Nem animais, nem estrangeiros" ou "Só italianos, chineses não". Um primeiro processo contra o jornal de pequenos anúncios Porta Portese, que publicou avisos em que eram excluídas as "pessoas de cor", foi já instaurado pelo comité nacional contra a discriminação."
Artigo completo
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ah então a prenda foi para ti.
ResponderEliminarA minha "função pública" cumpriu-se.
Ahaha...busted.
ResponderEliminarDeixamos de ter fenomenos sobrenaturais a acontecer neste blog.
ResponderEliminarDesta vez não foi a livraria que movida por forças do além deixou o seu comentário.
Fico mais descansada.
(piada fora de serie)